Técnicos em saúde dos países do Mercosul se reúnem em Salvador
Técnicos dos ministérios da Saúde dos países-membros do Mercosul estão reunidos em Salvador na 39ª Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 11/ Saúde Mercosul. O encontro foi aberto na segunda-feira (10) e segue até a próxima sexta-feira, no Fiesta Convention Center, no Itaigara.
O evento discute diversos temas em saúde para que sejam harmonizadas as políticas de produtos e serviços em saúde dos países do bloco. O grupo se reúne de seis em seis meses, quando é renovada a presidência pro tempore do Mercosul, e conta com três comissões – a de Serviços de Atenção à Saúde, a de Produtos para a Saúde e a de Vigilância em Saúde.
“Esse trabalho dá continuidade a uma série de esforços para integrar o bloco com questões que envolvem a saúde”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, durante a solenidade de abertura do encontro, que também contou com a participação do secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt.
O representante da Argentina, Carlos Oyon, falou da importância do evento para o fortalecimento do grupo. “Harmonizar as normas é o caminho para que o Mercosul seja um bloco forte e tenha peso no cenário internacional”.
Segundo o representante do Ministério da Saúde do Brasil, Alberto Kleiman, é importante que a discussão da saúde esteja entre as prioridades das discussões dos países.